sábado, 24 de setembro de 2016

Não vai ter news (ou o mistério das capas de animais)

Por um tempinho, eu pensei em fazer uma newsletter. Dizem que os blogs estão mortos, e vi muita gente fazendo a transição de um pro outro. Eu queria compartilhar umas coisas inúteis, um pouco diferentes dos textos que costumo postar, e confesso que ler as news da Lore e do Josh Radnor - e fazer a news do Conversa Cult - me deixou um pouco animada para isso.

Mas, como boa ansiosa, comecei a pensar no "e se não der certo?" e cheguei à conclusão de que, já que tenho esse blog maravilhoso aqui, era melhor não deixá-lo parado. Então, todas as bobagens (e era bobagem para caramba) que eu cogitei colocar numa news vão vir para cá, brace yourselves.

[Os posts desse tipo vão ser sempre taggeados como not-news, e você vai poder acessá-los pela barrinha lateral]

Para começar, queria contar uma coisa que aconteceu na faculdade.

Estou prestes a me formar e só faço duas disciplinas, então fico mais preguiçosa agora do que fui durante toda a graduação (desculpem, professoras, não são vocês, sou eu). Eis que estávamos, ontem, discutindo questões de arquitetura da informação e classificação de documentos.

A professora mencionou um "livro do urso polar" que, aparentemente, era O livro sobre arquitetura informacional na web. E é sério, gente, se você jogar "livro urso polar" no google, vai recuperar a carinha dele.

Acontece que o livro é conhecido exclusivamente pela capa do urso, e quase ninguém lembra o nome do autor, etc. E então um dos alunos questiona: "mas por que um urso?". Juro que queria ser o tipo de pessoa que é capaz de deixar de lado um questionamento desses e não deita para dormir pensando nos motivos para um livro de arquitetura da informação ter um urso polar na capa.

Obviamente, fui pesquisar. O livro é da O'Reilly, e a editora é conhecida pelas capas de animais mesmo. Ela publicou diversos livros sobre os mais variados campos da informática, e todos têm animaizinhos nas capas.


Aparentemente, não faz nenhum sentido. Parece mesmo que pegaram um bicho aleatório e jogaram na capa de um livro sobre UNIX. Maaaas, nas minhas pesquisas, achei várias postagens sobre o assunto e estou fascinada.

Os livros da O'Reilly eram, no começo (década de 1980), livrinhos costurados e pequeninos sobre UNIX vendidos via correio. Mas Tim O'Reilly decidiu, com o tempo, que queria vender seus livros em livrarias reais, e contratou um designer para elaborar capas para os livros.

Tem muita história aí no meio, mas o legal é que os animais que aparecem nas capas estão em risco de extinção, e a editora criou um site através do qual é possível conhecer um pouco mais sobre eles. E a equipe descobriu, depois de várias edições, que aranhas e cobras não fazem tanto sucesso, e que o público reage melhor a animais que tenham rosto e estejam olhando diretamente para eles.

Mas e a razão para cada animal? Pois é. Edie Freedman, a responsável original pelas capas, disse que existe uma razão, mas ela não vai revelar.

Eu nunca revelo as razões por trás das minhas escolhas, mas eu posso assegurar a todos os interessados que existe sempre uma razão.
O mistério continua. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário