terça-feira, 6 de setembro de 2011

Reanimando o blog.

Pois é, depois de séculos sem uso, resolvi voltar a escrever aqui. Mudei o endereço e vou, aos poucos, colocando ele nos eixos (culpem a Júlia, do ficanafic, pelo meu retorno)
Hoje tirei o dia para falar sobre os últimos dois livros que li, Morte e Vida de Charlie St. Cloud (Novo Conceito, R$ 16,80) e Safe Haven (Hachette, R$ 33, 80).
Vou começar pelo segundo, porque sou MEGA suspeita pra falar de qualquer coisa do Nicholas Sparks, mas esse livro me surpreendeu de uma forma boa E ruim. Boa porque é um livro em que o autor sai da sua "zona de conforto", do casal riquinho que ele sempre usa, e investe na Katie, uma mulher que era casada com um homem abusivo e um homem que perdeu a mulher para três (três!!!) tumores cerebrais. É inusitado e diferente de tudo que ele já escreveu. Ruim porque o livro "pula" muito o processo de paixão dos dois, e isso é uma das coisas do texto do Nicholas que eu mais gosto, por isso senti falta. Não chorei e com certeza não é o meu favorito (ninguém desbanca "The Notebook"), mas vale a pena ler, se não pela história comovente, mas pelo nobre esforço do autor.

Agora, o primeiro. Como explicar? Eu e Charlie vivemos uma relação de amor e ódio. No começo, eu não colocava fé no livro, apesar de já ter visto o filme. Era muito blá-blá-blá de beisebol e barcos, e ficava cansativo. Mas foi só Tess e Charlie se conhecerem que BAM!, o livro melhorou. Ficou lindo, intrigante, e eu mal via a hora de ler o final. Não tenho medo de admitir que comi esse livro a partir da segunda parte, nem que quase chorei com o epílogo do Florio (aliás, personagem favorito). Vale MUUITO a pena, não só ler o livro como também ver o filme (Zac Efron, poxa!).


Ah, e vou explicar o significado do url do blog e o título no próximo post, que também vai falar da Cimmerians, da Bekka e da (fofa) Aubrey.

Um comentário: