quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Todos os dias

Reli recentemente Six Earlier Days, um ebook que o David Levithan escreveu como uma companhia de Every Day. Nesse livro, ele conta alguns dias da vida de A antes do começo do livro, Every Day. 

Para falar dele, preciso falar do livro original primeiro. Every Day conta a história de A, um ser sem sexo definido que acorda cada dia no corpo de uma pessoa diferente. Bizarro, né? Agora imagine uma coisa que pode dar MUUUUUUITO errado.

Calma...

Calma...

Sim, ele se apaixona. E o livro todo gira em torno dessa dúvida: como estar com alguém se você é alguém novo (fisicamente) todos os dias? Esse alguém é capaz de te amar mesmo se ele não for capaz de criar uma imagem mental precisa de você?

Além disso, o livro trata muito da questão de preconceitos. Como A não tem controle sobre quem vai ser, cada dia é uma pessoa diferente e aleatória. Durante o livro, A é gay, lésbica, hétero, bonito, feio, drogado, depressivo...

O que fica mais claro quando você termina de ler o livro é que todos nós somos iguais, de uma forma ou de outra. Todos nós temos memórias, momentos bons e ruins, pequenas coisas que nos definem. E A prova que uma pessoa ser boa não depende de sua orientação sexual e muito menos de sua religião.

É um livro lindo, de tirar o fôlego, e um dos meus favoritos. Eu nunca sei resenhar Levithan muito bem, por ele ser meu autor favorito, mas eu tento sempre enumerar os muitos elogios a ele.

Six Earlier Days conta o que acontece antes do Every Day, e dá um pouquinho do gosto de como é estar no corpo de outra pessoa nos momentos em que ela tem que tomar as decisões mais difíceis. Eu gosto porque é diferente, é pré-Rhiannon.

A Editora Record está lançando Every Day  em português, sob o título de Todo Dia e, pelo que eu vi, a tradução está bem fiel. Quem quiser viajar, pode comprar que eu recomendo.


Ah, e acho legal mencionar que meus corpos favoritos são o do garoto obcecado por Beatles, do Hugo (o melhor de todos) e o da Zara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário