terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Let it snow, let it snow, let it snow...

Um globo de neve.


Chega essa época do ano e todo mundo só quer saber de festas, do Natal, do Ano Novo e de suas famosas resoluções (não funcionam para mim). Mas eu decidi não escrever nenhuma postagem sobre esse clima de festas, até porque acho esse um tema um pouco clichê.

Recentemente li O Amante de Lady Chatterley e, apesar de estar planejando uma postagem sobre ele no futuro, já vou logo dizendo que vale a pena ler.

Mas esse livro me deixou inspirada para escrever e me deixou pensando. Cheguei à conclusão de que nenhuma dica para escrever funcionou comigo. Então decidi fazer esse post, sobre as minhas dicas para começar a escrever.

Vamos lá.


Dica número 1 - Se você quer, você pode.
      Muitas vezes você quer escrever alguma coisa, mas as pessoas a seu redor dizem que você não sabe escrever ou que o tema é clichê ou que a história não vai ficar tão boa assim. Mas eu te digo: nem sempre as pessoas estão certas. Escreva se tiver vontade, com a mente aberta para críticas boas e ruins, mas não deixe de escrever porque alguém disse que você não podia. Já pensou quantas histórias morreriam se todos desistissem por causa disso?



Dica número 2 - Esteja preparado para crises.
     Nenhum escritor - seja ele profissional ou não - sabe sempre o que escrever. Crises de criatividade acontecem o tempo todo, e muitas vezes você vai se deparar com o famoso "writer's block", sem saber o que fazer com a história ou o que escrever. O importante é começar a escrevê-la e, se chegar um momento em que você simplesmente não conseguir continuar escrevendo-a, não desista. Guarde-a, porque quem sabe quando sua criatividade volta?



Dica número 3 - Leia MUITO
     Essa deve ser a dica mais clichê do mundo, mas é verdade. Quanto mais você lê, mais conhecimento adquire. E não precisam ser clássicos da literatura não. Às vezes um livro de pré-adolescente pode te dar bastante ideias.


Dica número 4 - Escreva SEMPRE
     Escrever constantemente é essencial. Pode ser um rabisco, uma história que você acaba achando um lixo, uma página no seu diário, um post no blog, uma longa resenha de filme ou livro. Qualquer coisa que estimule sua criatividade e o seu vocabulário vale. Quanto mais você escrever, mais "treinado" você fica.


Dica número 5 - Não tente agradar a todos.
     Principalmente a você. Como Chris Colfer disse durante uma entrevista, você sempre será muito cruel com o que você escreve. Muitas vezes, o que você acha que ficou simplesmente ridículo ficou na verdade maravilhoso e só você não viu (até porque, honestamente, é muito mais difícil vermos as qualidades no que nós mesmos fazemos). E quanto ao resto das pessoas, bom, é sempre aconselhável agradar alguns, mas todos sabem que é impossível agradar a todos. Então não precisa arrancar os cabelos porque certas pessoas não gostam de seu trabalho. Sempre digo que, se algo que você escreveu agradar uma pessoa, vale a pena.



Dica número 6 - Aprenda a lidar com distrações e alterações em sua escrita.
     O modo de escrever de todas as pessoas muda, e às vezes muda em um pequeno período de tempo. Não há como controlar e não aconselho reescrever a história porque, além de dar um trabalho enorme, a história fica mais interessante com essas pequenas diferenças na sua escrita. E quanto a distrações, elas são ULTRA comuns e nunca dá pra se livrar delas. O segredo é aprender a lidar com elas, a parar de escrever em um ponto aleatório da história e depois de longos momentos voltar a escrevê-la.


E a última, dica número 7 - Não desista.
     Acho que não preciso explicar, mas acho que é essencial um escritor ter força de vontade e paciência, principalmente no Brasil. Não desista, porque você nunca sabe quando vai ter sua grande chance, não é? ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário