terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Esther week, dia 2


Hoje é o segundo dia da semana da Esther! \o/

Bom, hoje vou falar um pouco sobre a questão do câncer e expôr a minha própria experiência.

Acontece que, na minha família, já ocorreram vários casos da doença. No lado da minha mãe, minha avó e minha tia já enfrentaram a doença e superaram. Acho que nunca fiquei com medo. Mesmo sabendo da gravidade da doença e da possibilidade de volta, eu não me lembro de ter ficado apavorada com a situação de nenhuma das duas. Minha avó passou pela cirurgia e ficou um bom tempo na minha casa, e lembro dela querendo se levantar e fazer mil coisas pela casa, como se nada estivesse errado.
Com a minha tia, foi mais complicado porque ela perdeu cabelo. Acho que a perda de cabelo é um choque muito grande para quem é familiar, para quem é alguém amado pelo doente. É como se o fato daquela pessoa ter perdido o cabelo dissesse para você: “ei, olha, ela tem câncer”. Mas deu tudo certo, e não fiquei com medo, só mandei bastante energia positiva para ela durante esse momento difícil.

Do outro lado da família, minha avó perdeu um irmão para a doença. Minha vovó tem problemas sérios com a doença, demorou um bom tempo para conseguir falar o nome e tudo.

A doença ainda é um assunto tabu para muitos, como todas aquelas marcadas como "incuráveis" (depressão, AIDS...), mas deve ser falada sim, porque eu acredito que só conversando é que se perde esse posto de tabu.

Se você ou algum conhecido têm alguém passando por esse momento difícil, o INCA (Instituto Nacional de Câncer) tem não só informações sobre a doença, como também uma lista de hospitais separados por estado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário