domingo, 23 de fevereiro de 2014

Esther week, último dia: resenha



A história de uma garota nerdfighter e whovian que sonha em ser escritora. Não sou eu, juro. É a Esther Grace Earl.



Para começar, o livro “A Estrela Que Nunca Vai Se Apagar”, que foi traduzido pela Intrínseca (que, aliás, deu o livro para os blogs fazerem resenha), chama atenção por ser colorido. Mesclando páginas brancas, verdes e vermelhas e decorado com muitas estrelas, ele só pode ser caracterizado como lindo.




Outro ponto é que o livro é contado através de depoimentos de amigos e familiares da Esther, de diários e cartas dela própria e de mensagens do Caring Bridge, avisando qual era o estado de saúde dela em determinado dia.

O livro conta a história da luta da Esther contra um câncer de tireoide, raro em crianças, mas que acaba se espalhando por algumas partes de seu corpo. É verídico, então é triste, sim, mas é lindo.

Depois de ler o livro em apenas dois dias (ele conta com quatrocentas+ páginas, mas é facílimo de ler, dinâmico por conta da mudança de “narrativa”, por assim dizer), eu fiquei com a mensagem que o livro passa: amor.

Na minha opinião, Esther, para uma garota tão nova, tem uma alma velha. Ela lida muito bem com a questão toda da doença e, no meio de tantas coisas ruins, achava o que a deixasse feliz. Entre uma consulta e outra, ela acaba se preocupando se vai beijar um garoto ou não e odiando a capa de uma das temporadas de Doctor Who... Quase dá para esquecer que ela tem câncer. Até que ela piora.

E o livro é uma montanha-russa, mas é lindo e Esther acaba te inspirando também. Ela era uma garota forte, determinada e cheia de vida, apesar de lutar contra um inimigo mortal. A cada página do diário dela que é lida, você se encontra mais e mais apaixonado pela bondade dela e pela determinação, acima de tudo.

O livro é como um grande abraço. Mostra algo que eu percebi pela primeira vez vendo o documentário “Living In A Material World”, sobre o George Harrison: não importa o quanto doa a morte de alguém, se a vida dela foi plena. Não importa quão curta, se ela fez a diferença. Dói? É claro que dói, mas vale a pena, porque deixa uma marca para sempre no mundo.

E, bem, o que eu posso dizer? No meu coração, assim como no de quase todos os nerdfighters, a estrela que foi a Esther não vai mesmo se apagar.

Leiam o livro, conheçam a garota, pensem em como andam vivendo suas vidas. 

E, é claro, DFTBA. ;)



Obrigada por acompanharem o blog durante essa semana, e continuem ligados. Semana que vem tem o resultado da promoção e mais posts legais.

Um comentário:

  1. Esse livro é simplesmente um encanto. Estou doida para ler ele, acompanhei a semana dela, mas não sou muito de comentar :c Enfim, a resenha ficou maravilhosa, quero ler logo esse livro e espero gostar tanto quanto você ooo/

    ResponderExcluir