quarta-feira, 12 de agosto de 2015

The Art Of Asking, resenha

Assim que li "The Art Of Asking" (ou "A Arte de Pedir"), eu postei aqui um texto bem pessoal sobre as reflexões que o livro me proporcionou, e disse que a resenha ia sair no site em que eu colaborava na época. O livro foi lançado no Brasil, Anthony (melhor amigo de Amanda e um dos principais personagens do livro) faleceu, eu parei de colaborar com o site e a resenha nunca foi postada.

Estava dando uma limpa nos emails, e achei a resenha, mudei algumas coisas e, antes tarde do que nunca, eis o que eu tenho a dizer:

Ativista, feminista, cantora, ex-estátua viva, dona de sobrancelhas peculiares, responsável pelo KickStarter musical mais bem sucedido da história e por uma das palestras do TED mais famosas, esposa de Neil Gaiman, o autor internacionalmente famoso. Nada disso era suficiente para Amanda Palmer, aparentemente. Sua aventura mais recente foi escrever um livro.

A proposta surgiu depois de sua palestra no TED Talks. O TEDTalks é um podcast diário das melhores palestras e performances da Conferência TED, onde pessoas influentes de todo o mundo falam sobre suas vidas e experiências em 18 minutos ou menos. A palestra de Amanda falava sobre a questão da arte de pedir, e de sua vivência como estátua viva. Com quase 14 minutos de duração, o vídeo no youtube tem mais de três milhões de visualizações.

A ideia do livro era mesclar questões da vida de Palmer com algumas ideias e filosofias que ela sempre defendeu, como a arte de pedir e Polícia da Fraude. Estes conceitos e ideias aparecem explicados em seu livro, em detalhes.

Quem acompanha a cantora nas redes sociais pôde ver que escrever o livro não foi algo tão fácil assim. Além de um prazo curto até a publicação, Amanda teve que lidar com problemas pessoais (seu melhor amigo, Anthony, foi diagnosticado com câncer).

No final, o livro ficou pronto a poucas horas do término do prazo, e conseguiu cumprir o que se propunha a fazer. “The Art Of Asking - How I Learned to Stop Worrying and Let People Help” (A Arte de Pedir – Como eu Aprendi a Parar de me Preocupar e Deixei as Pessoas Ajudarem, em tradução livre) retrata a carreira de Amanda Palmer desde os tempos de estátua viva até o momento de entrega do livro, passando por sua época de Dresden Dolls e sua carreira solo.

 
O que mais chama atenção no livro é a honestidade. A autora procurou não deixar nada de fora, não romantizou momentos ruins e complexos, e confiou aos leitores toda a história, sem rodeios. Como ela mesma diz, ela confiou que nós entenderíamos.

Ao longo do livro, ela expõe suas experiências com o ato de pedir, seja pedir um absorvente a uma colega de escola ou dinheiro emprestado para cobrir suas dívidas. Também trata do preconceito que sofria como artista de rua, dos inúmeros “arranje um emprego” que lhe eram gritados quando, na verdade, ser estátua viva era o seu emprego. Além disso, o livro mostra um lado da autora que nem mesmo os fãs mais loucos conheciam: seus relacionamentos. Ela fala sobre seu relacionamento com seu melhor amigo, Anthony, e das dificuldades de saber que uma das pessoas mais importantes do seu mundo pode morrer a qualquer instante. Fala, ainda, sobre seu relacionamento com o autor Neil Gaiman, desde antes dos dois serem, de fato, casados, e também dos obstáculos enfrentados pelos dois.

Algumas das cenas mais bonitas do livro envolvem o autor. Amanda buscou expor como a convivência com a arte um do outro afetou sua escrita e a escrita de Gaiman. Ele, que sempre escreveu fantasia, ficou um pouco mais humano. Ela, que sempre foi extremamente humana, se tornou mais fantástica.

É uma leitura deliciosa e recompensante, que leva o leitor a repensar suas atitudes e, enfim, perder o medo de pedir. Fechar esse livro foi como dizer adeus a um amante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário