terça-feira, 14 de abril de 2015

A tal da ansiedade

Desde que eu me entendo por gente, sou uma pessoa ansiosa. Mal conseguia dormir na véspera do meu aniversário, às vezes me pegava engolindo em seco e meu coração estava quase sempre acelerado.

No meu caso, como bem disse o Charlie Brown, "minhas ansiedades têm ansiedades", e às vezes a situação fica bem complicada.



Existe uma linha tênue entre aquela ansiedade gostosinha, quando uma coisa muito boa vai acontecer, e a ansiedade feia, que parece que vai te destruir e, infelizmente, muita gente é dono de uma ansiedade.

Ter ansiedade é como ter uma vozinha no fundo da sua mente, sussurrando todas as suas inseguranças e medos e tudo de ruim que poderia acontecer. Quanto mais essa voz fala, mais seu coração acelera, mais sua garganta vai dando nó, você começa a achar que ela está certa e que vai dar tudo errado mesmo.
heymonster.tumblr.com
A ansiedade tem um poder absurdo de entristecer. Porque você quer fazer as coisas, mas tem uma inimiga dentro de você te fazendo repensar tudo, porque todo o tipo de terrores te espera do lado de fora de casa.

Outra característica dela é a de hiperbolizar todas as situações. O que eu quero dizer com isso é que ela exagera tudo, acha que tudo é o fim do mundo. Ouviu um barulho à noite? Vão te matar. Passos atrás de você? Você vai morrer. Ninguém te deu notícias ainda? Estão mortos. É mais ou menos assim que ela força você a pensar.


Se a ansiedade já parece horrível agindo assim, ela ainda é capaz de mais. Não é só o medo do futuro que ela põe na cabeça de que a tem, não. Ela tem a capacidade surreal de fazer você pensar em tudo o que já fez de vergonhoso/errado e trazer à tona os mesmos sentimentos que você sentiu na época, como a imagem abaixo bem representa:

Isso sem falar em como ela te faz ficar com medo de falar em público, coloca na sua cabeça que seus amigos não gostam de você de verdade e que você é inconveniente, faz suas inseguranças transbordarem, te deixa sem sono e preocupado, assim, O TEMPO TODO.

Como melhorar?

Não acredite em tudo o que você pensa


Essa é uma pergunta um pouco complicada, porque cada pessoa melhora de um jeito. De repente, um floral vai fazer efeito em mim, mas não em você, então cada um deve procurar o melhor tratamento para si. O primeiro passo é buscar ajuda psicológica para, se for o caso, você ser encaminhado para um psiquiatra ou um terapeuta floral. Às vezes, o único tratamento necessário é a terapia psicológica.

Como a ansiedade se manifesta muito através de crises que acontecem nos horários e locais mais loucos e aparentemente sem motivo, é importante sempre lembrar de respirar. Eu costumo inspirar por cinco segundos, expirar por cinco.

Um outro exercício de respiração ótimo é o do retângulo. É só achar um objeto retangular, e passar os olhos por ele. Enquanto você estiver olhando para as partes menores, você inspira. Quando olhar as maiores, expire.






 
"Ansiedade: O monstro da ansiedade é pequeno o suficiente para sentar no ombro de sua vítima e sussurrar coisas em seu inconsciente, criando pensamentos assustadores e preocupações irracionais. O monstro da ansiedade é frequentemente visto como fraco em comparação a outros, mas é um dos mais comuns e é muito difícil se livrar dele. 

Eles frequentemente carregam pequenos objetos relacionados às ansiedades de sua vítima, como relógios, que representam um medo comum, porém irracional de coisas que podem nunca acontecer. Ninguém viu o rosto do monstro da ansiedade, uma vez que ele sempre usa um crânio como máscara."

Toby Allen, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário